Na Asa Norte tem uma quadra comercial que sempre me chamou muito a atenção porque ela é invertida, o lado voltado para a rua tem rampas de carga e descarga, e o outro lado mais normal é voltado para as quadras.

A ideia dela nasceu em um trabalho em grupo no curso de Arquitetura na UnB, e depois de formada, a arquiteta Doramélia da Motta entrou na Terracap e elaborou o trabalho de faculdade em projeto arquitetônico, no plano original o lado voltado para a rua seria todo coberto em painéis no estilo do Conjunto Nacional com os logos das lojas, letreiros e etc para atrair a atenção dos motoristas, e o lado da residencial convidativo para o pedestre, que são a maioria dos clientes e frequentadores locais. Também existe uma passagem para atravessar a rua da comercial por baixo, no estilo daquelas do Eixão.

O projeto original tinha muitos outros conceitos que teriam feito a quadra ainda mais única e possivelmente mais bem sucedida, mas que na prática logo foram desvirtuados ou abandonados.

A quadra é apenas uma pequena sombra do que poderia ter sido um conceito bem diferente das comerciais, lá passei umas boas horas jogando jogos de tabuleiro na Orgutal e sempre fiquei curioso com essa quadra tão especial.

    • YaxPasaj@lemmy.eco.brOP
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      1
      ·
      1 year ago

      Até a arquiteta que projetou aquela comercial concorda. Já de saída desvirtuaram a quadra toda e ela preferiu não acompanhar mais a evolução, ainda assim ficaram muitos elementos arquitetônicos interessantes e a comercial chama muito a atenção.