Uma pergunta clássica para colaborar com um movimento inicial na comunidade.
É legal postar mais do que só o título ou capa, dizer o que está achando, para a conversa poder desenvolver. Exemplos: Está gostando? Recomendaria a outras pessoas? Por que? Já vou escrever a minha resposta.
Então, o que vocês estão lendo?
Estou lendo O Processo, estou gostando é uma leitura bem fácil. Achei que ia ser mais trágico como a Metamorfose, mas a burocracia estatal é até cômica e o protagonista é bem desenvolto
https://velhaestante.com.br/user/sol2070/books/reading
- “Apoio Mútuo”, do Kropotkin. Entre os clássicos anarquistas, é o autor com que mais me identifico. Ele propõe a ideia de que o anarquismo é o modelo social natural, com base no “apoio mútuo” observado no reino animal (incluindo humanos).
- O livro dois da série “Game of Thrones”, “A fúria dos reis”. Escrevi sobre o primeiro aqui → https://sol2070.in/2023/08/A-Guerra-dos-Tronos-(resenha).
Estou lendo A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin. O começo li bem devagar porque achei cansativo, me lembrou o que senti com Duna e outros livros que vem com muita descrição de como funciona o mundo onde se passa a história, palavras criadas para descrever coisas desse mundo, e parece que o enredo principal mesmo demora a desenrolar.
Agora estou pela metade quando o personagem principal chega em Orgoreyn e peguei um ritmo melhor, mas ainda falta bastante e não sei se melhora. Recomendaria pra quem se interessa por esse gênero. O Ebook costuma ficar em promoção e peguei bem barato.
Nossa, eu estou louco pra comprar este livro, mas a pós tem me privado de leituras de literatura =(
Também estou lendo menos literatura do que gostaria, no meu caso porque fui inventar de fazer outra graduação.
O que você está cursando agora? Eu inventei um mestrado em educação
Licenciatura em Geografia
Elisee Reclus, Maravilhoso <3
Eu vejo muito sobre Reclus na Geografia através de outras pessoas, no Yves Lacoste falando da Geografia francesa, e nos livros de história do pensamento geográfico. Mas direto dele mesmo tive mais contato com textos curtos sobre anarquismo. Tenho curiosidade de ler o A Evolução, A Revolução e o Ideal Anarquista
É incrível a influência do anarquismo no campo da geografia, já conheci vários. Já li o livro (Anarquia pela Educação)[https://www.amazon.com.br/Anarquia-Pela-Educação-Élisée-Reclus/dp/8577152383?ref=d6k_applink_bb_dls&dplnkId=d8da5091-f195-483d-95c1-5a050c66de64] dele, sensacional. Ele defende que é possível fomentar a revolução sem uma insurreição violenta (mas ele não é um pacifista* nem exclui a validade dela, só apresenta outro caminho)
Revivendo o tópico kk.
Estou no meio do Capitães de Areia e que livro… Tinha acabado de ler Necromancer que honestamente achei um porre, mas esse do Jorge Amado é tão fluido e o jeito que ele conta a história é tão boa que entrou pros meus tops
Esse eu li muitos anos atrás na escola e depois doei pra outro colega que teria que ler também, mas acho que gostei. Um dia pego pra ler de novo.
Eu estou terminando de ler “canção de amor aos homens” do Omar Cabezas. É a sequência do livro “A montanha é mais que uma imensa estepe verde”. Os dois livros são sobre o tempo dele como militante e guerrilheiro na Frente Nacional de Liberação Sandinista. O primeiro livro é melhor que o segundo. É um livro muito lindo e tem momentos belamente descritos. Especialmente o primeiro. Ele é literalmente poético em algumas partes. O segundo já é mais ou menos. Ele é menos poético também.
No entanto eu recomendaria somente para pessoas que já militaram em alguma causa,sindicato,associação de bairro, movimento social ou partido porque tem algumas coisas ali que tu só capta se tu viveu e ai tu consegue simpatizar muito mais com o personagem principal, que é o próprio Omar Cabezas. E também tem momentos do livro que no meu entendimento que tu só se emociona mesmo quando tu já esteve por dentro de uma experiência organizativa porque senão tu não entende a importância, a grandeza do momento.
Lendo O Pequeno Príncipe em Francês (le petit prince 🥴), para treinar a leitura. Cada capítulo fica mais difícil haha mas eu me divirto. Acho que eu li esse livro umas 10 vezes quando eu era menor, e redescobrir ele agora está sendo maravilhoso. Acho que é um dos melhores livros infantis, tão engraçado quanto poético.
Relendo pela terceira ou quarta vez Man’s Search for Meaning do Viktor Frankl. Melhor recomendação que já recebi no reddit até hoje
Atualmente estou lendo apenas “História da Maconha no Brasil” do historiador Jean Marcel Carvalho França.