• 5 Posts
  • 108 Comments
Joined 1 year ago
cake
Cake day: June 25th, 2023

help-circle




  • O fediverso também é um espaço que deve ser ocupado.

    assim como é o poste aqui da esquina, mas isso não quer dizer q vc vai fazer um lambe-lambe por lá…

    é massa ter uma rede descentralizada e longe do alcance do capital, mais independente…

    mas isso não quer dizer que o feedverso seja isso, ou que seja isso agora. o custo para ingresso, manutenção e geração de conteúdo aqui, de forma estruturada, ainda é muito alto. é muito mais vantajoso, por exemplo, fazer uso das redes sociais existentes, e manter sistemas privados de mensageria e forum, do que fazer uso de um modelo federado. e se vc mantem um sistema privado, ele é seu, vc tem total liberdade de terceiros.

    uma tecnologia nova deve ser avaliada sob esse prisma. do que compensa ou não, do que ela trás ou não, e qual a prospecção de longo prazo e custo de investimento.

    eu acho que já vi redes federadas surgirem e sumirem d+ para reconhecer quando há algo novo que represente uma alteração no movimento político, e o feedverso não é isso pra mim ainda.



  • Não é que não gostem. Mas trabalhar com uma nova mídia exige mais trabalho e dificuldades inerentes.

    A não ser que vc seja expulso, não há motivo claro para sair de uma mídia atual. Vc não pode simplesmente sair da sua rede atual, pq isso vai significar uma queda de seguidores… Ao mesmo tempo que o feedverso tá longe de ser algo trivial ou estável.

    Então custa muito mudar, sem uma vantagem aparente.

    Ideologicamente, a esquerda deve disputar todo e qualquer espaço, e isso inclui as grandes redes. O purismo ideológico se usar open source e o feedverso por si só, não garante nenhum progresso da esquerda, só seu isolamento.

    O próprio feedverso não é trivial ou amigável. Vc não tem um ingresso amigável, os apps ainda tão chegando junto… As redes são instáveis, são bastante suscetíveis a ataques… TD isso seria até algo a ser desconsiderado a 10, 15 anos atrás. Mas hj, não é mais o que vc espera de uma rede social.

    Isso sem contar a grande ausência de ferramentas para análise de tráfego e engajamento, que também dificulta bastante a atuação em rede.





  • não dá pra definir de forma clara a eleição de 2026 agora de forma clara. a definição vai vir das prefeituras e situação economica em 2025. mesmo uma definição antecipada eleitoral foi um fenômeno só de 2022. na nossa história a única coisa mais clara é a tendencia a reeleição.

    salvo algum impedimento, lula é o candidato natural para 2026, e não vejo sentido em tentar pensar em outro nome dentro do PT. se for surgir outro nome, eu diria que Camilo ou Haddad seriam os nomes mais naturais. Haddad, se a economia der mto certo, Camilo, caso contrário.

    a direita em si tmb não está organizada nem tem nome claro. os nomes que tão surgindo são só para capitanear uma tentativa de eleger mais gente no legislativo mas não são representantes de uma proposta nacional para o executivo. também são tendencias para a tomada do legislativo.

    se vc for pensar esquerda como um todo… nenhum desses nomes seriam adequado. o melhor seria um nome orgânico e popular para fazer enfrentamento a burocracia institucional de direita instaurada. lula ainda representa algo próximo disso, mas não o PT. nenhum outro grande partido de esquerda tem esse grau de organização… e para 2026, seria mais interessante fazer uma disputa pelo legislativo em si.

    eu tenho apostado em leo péricles, mas como um incentivador de massas, nem em si como aposta de organização partidária ideal. o PCB seria outro bom nome, se não fosse toda a disputa interna e estagnação.

    mas, pela mor de deus, não venha me falar de ciro. se tudo der certo, vai aquietar o facho e tentar governo estadual, perder, e sair da vida política.

    dos outros nomes ali citados… flavio dino vejo mesmo indo pro STF. gleisi mantendo como deputada. silvio almeida indo pro legislativo em algum momento. janja tb vejo indo pro legislativo.



  • Podem, mas sinceramente não é isso que eu vejo. O que eu percebo é que as pessoas são levadas as serem as únicas responsáveis pelo gasto de agua.

    ah, total. não é comum ver essas duas coisas juntas.

    coloquei essas duas frases mais de forma temporal ou como etapas. tendo pessoas com alguma consciência sobre meio ambiente, é mais fácil depois levá-las para uma discussão sobre consumismo e capitalismo, do que sair de uma discussão abstrata ou do próprio problema de classes em si.

    eu digo o mesmo para as pautas de racismo, homofobia, questões de gênero. mesmo quando feitas pela direita, elas carregam uma semente que pode ser alimentada para levar a discussão de classes. mas… talvez seja só meu otimismo que fale muito alto :)


  • se vc tiver muitas pessoas que se preocupam com a economia de água, inclusive trabalhando para reduzir o gasto doméstico, essas pessoas podem atuar em conjunto para cobrar por mais ações da indústria e da agropecuária.

    as transformações qualitativas não vão vir do vazio. vai ser preciso mais pessoas se preocupando com ecologia para poder fazer a transformação real. e essa preocupação precisa acontecer inclusive nas pequenas coisas e trazer o tema à tona.

    o lemmy em si é uma pequena comunidade que não tem peso significativo nenhum no discurso e na ideologia, e ainda assim, as pessoas postam algo aqui na ideia de querer mudar algo. quando a comunicação e a definição ideológica está sendo operada principalmente aonde há o dinheiro. e ainda assim, discutimos sobre isso aqui.

    e só falo isso pq toda vez que vejo alguém falar disso, acaba sendo para diminuir a luta individual ou esse pequeno esforço. e atuando muito mais de forma desmobilizante do que mobilizante. a mensagem deve ser sim para vc economizar água em casa, mas também iniciar a disputa maior.